20.8.15

Eu sou fantástico: Zumbi

Vocês com certeza conhecem a série da AMC, The Walking Dead. Mas talvez o que vocês não saibam é que no dia 23 de agosto, próximo domingo, será lançado um spin-off chamado Fear The Walking Dead que mostrará o apocalipse zumbi a partir do início da infestação. Pois entrando nesse clima o Mais Uma Página mostra agora pra vocês um pouco mais dessas criaturas fantásticas e aterrorizantes, conhecidas hoje mundialmente como "os mortos que caminham". 


Os zumbis são conhecidos como uma pessoa reanimada depois de morta, o que os deixa num estado catatônico, os transformando em caçadores em busca de qualquer coisa viva a qual eles possam devorar.

Em algumas obras eles são considerados seres de hábitos noturnos, mas o que quase a totalidade delas concorda é que sua aparência é a de um ser humano se decompondo, por vezes até sem algumas partes do corpo. Na literatura clássica, eles vivem a perambular de forma lenta, letárgica e cambaleante, porém as releituras contemporâneas mostram um zumbi quase com superpoderes, mostrando muita força ou agilidade, por exemplo.

Existem algumas formas para que uma pessoa se transforme num zumbi, uma delas é através da contaminação por um vírus criado em laboratório. Depois de contaminados, os seres humanos ou morrem por causa do vírus, ou sobrevivem ao vírus mas tornam-se hospedeiros. Assim, quando morrem, por outros motivos, acabam sendo reanimados e virando zumbis. Outra maneira é através da mordida de uma dessas criaturas, o que transmitiria o tal vírus para a vítima. Há casos mais extremos, onde a criação dos zumbis tem ligação com a presença de um agente extraterrestre na Terra, ou até mesmo como uma forma de punição divina.


Para matar um desses monstros é necessário danificar seu cérebro ou sua estrutura neural. Na maioria das obras a forma mais eficaz de se fazer isso é atingindo o cérebro seja com uma arma de fogo, ou com um machado ou com qualquer objeto que perfure a cabeça da criatura. Alguns autores também defendem que quebrar o pescoço do zumbi o mataria.

As histórias de zumbis têm origem no folclore haitiano, onde, segundo crenças populares, o vodu faz com que uma pessoa morta volte à vida à procura de vingança com aquelas pessoas que lhe teriam feito mal. Já as lendas angolanas e afro-brasileiras dão conta de que eles são espíritos de um morto que vaga à noite assombrando as pessoas, entrando até em seus sonhos.

O conceito de mortos-vivos ganhou grande popularidade ao longo dos anos, servindo de tema não só para livros mas também para incontáveis histórias em quadrinhos, filmes, seriados e videogames. Como já mencionado, entre os mais conhecidos estão a série de livros e HQ's, The Walking Dead, a qual deu origem à uma bem sucedida série de TV.


Mas pra quem gosta do tema, outros exemplos de livros que trazem essas figuras são Apocalipse Z, Orgulho e Preconceito e Zumbis, Sangue Quente, A Floresta de Mãos e Dentes, O Vale dos Mortos, Celular, Incidente em Antares, Guerra Mundial Z, entre muitos outros. Também há vários filmes com essa temática, sendo que o precursor deles foi A Noite dos Mortos Vivos.

Se você gosta tanto desses seres quanto eu, com certeza conhece essas e tantas outras obras e mídias com o tema, portanto, espero que tenham gostado do Eu Sou Fantástico dedicado à essas criaturas que talvez sejam uma das mais famosas de toda a ficção!

12 comentários:

  1. Estou suuuuuper ansiosa pro spin-off, não vejo a hora!! Eu gosto desse universo de zumbis, mas não pra ler, gosto mesmo é de assistir! Eu já li três livros de The Walking Dead e não curti muito, também tentei ler Guerra Mundial Z que você citou aí, mas não consegui, sou apaixonada mesmo pelo filme!
    Tem também aqueles filmes que avacalham com os zumbis, tipo "Meu namorado é um zumbi", filme bizarro esse kkkkkk

    Beijo,
    http://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que eu gosto de ler também, Mari, apesar de que assistir dá um impacto maior quando se trata de zumbis...

      Excluir
  2. Essa coluna é incrível!
    Beijos!

    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A única série de zumbis que já assisti foi Resident Evil, foi ai que conheci os zumbis (até meio que joguei o jogo).
    Acho que prefiro vampiros, eles soam mais românticos. Zumbis não são nada sexys, haha, mas abro uma exceção para o meu zumbi preferido (e único) R, protagonista de Sangue Quente e sua adaptação aos cinemas como Meu Namorado é um Zumbi (não assista ao filme, leia o livro caso se interesse!). No mundo da Zumbilândia, R é o único que se destaca pra mim, ele é muito parecido com os outros zumbis, come cérebros, vagueia por aí e faz todas as outras que os zumbis fazem, porém diferente deles, está em crise existencial, tenta ultrapassar seu recorde pessoal de 5 palavras já ditas e tenta se lembrar de seu nome que acha que começa com R.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, eu gosto dos zumbis justamente porque não tem muito jeito de romantizá-los... Particularmente gosto quando os autores respeitam a natureza da criatura, por exemplo, prefiro os vampiros maus e sanguinários aos bonzinhos e apaixonados...

      Excluir
  4. Não sabia dessa série spin-off, gostei da novidade e já vou anotar aqui para assistir.
    Beijos!

    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A série The Walking Dead acho muito boa. Ano passado li A Noite dos Mortos Vivos e gostei muito.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ler mais livros de zumbis, inclusive A Noite dos Mortos Vivos!

      Excluir
  6. Oi Michelly,

    Adorei o post! Também sou fã de zumbis! Eu li Apocalipse Z e achei a história excelente. Imagina se os zumbis fossem como em Guerra Mundial Z? Espero que não, senão nossas chances diminuiriam bastante, hehehe...

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou louca pra ler Apocalipse Z, mas ainda não tive oportunidade... Os zumbis tipo The Walking Dead eu até encararia, mas os de Guerra Mundial Z é sem chance!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...