4.8.15

Ganhei um Nobel: Vidiadhar Naipaul

Nobel de Literatura 2001: Vidiadhar Naipaul "por ter unido narrativa perceptiva e escrutínio incorruptível em obras que nos compelem a ver a presença de histórias suprimidas" .


Nascido em Trinidad e Tobago, em 17 de agosto de 1932, Sir Vidiadhar Surajprasad Naipaul assina seus livros como V. S. Naipaul.

De família indiana, foi educado em Porto Príncipe, capital do Haiti, mas aos dezoito anos foi estudar na Inglaterra no ano de 1950, depois de ter passado grande parte de sua vida viajando especialmente pela Índia e África. Cursou literatura inglesa na Universidade de Oxford.

Se casou com Patricia Ann Hale em 1955, mas em 1996 acabou ficando viúvo. Patrícia foi sua primeira leitora, tendo ganhado até uma dedicatória em um dos livros do marido, A House for Mr. Biswas, de 1961, o qual descreve a trajetória de imigrantes indianos que tentam se integrar à sociedade caribenha, porém sempre lutando para manter suas raízes. No mesmo ano da morte de sua primeira esposa, Naipaul casou-se novamente, dessa vez com com Nadira Khannum Alvi.

Em 50 anos de carreira, ele já publicou mais de 30 livros, incluindo ficção e não ficção. Boa parte de sua obra fala sobre os traumas gerados pelas mudanças pós período colonial, sendo que estão entre as publicadas no Brasil, O Sufrágio de Elvira (1958), Uma Casa para o Sr. Biswas (1961), Guerrilheiros (1975), O Enigma da Chegada (1987) e Um Caminho no Mundo (1994). O Enigma da Chegada é, inclusive, um de seus maiores sucessos.

Além do Nobel de Literatura, em 2001, ele também foi agraciado com o John Llewelyn Rhys Memorial Prize em 1958, o Somerset Maugham Award em 1961, o Hawthornden Prize em 1964, o W. H. Smith Award em 1968, o Booker Prize em 1971 e o British Literature Prize em 1993.

Naipaul correu o risco de ter a entrega de seu Nobel suspensa por causa dos conflitos no Afeganistão, mas como este era o centenário da entrega do prêmio, a academia resolveu seguir adiante.

E esse foi mais um ganhador do prêmio mais importante da literatura. Ainda não li nada do autor, mas com certeza seus livros somam muito à vida de quem tem a oportunidade de conhecê-los. Quem sabe um dia eu também não me arrisque na sua narrativa perceptiva e incorruptível?!

4 comentários:

  1. Oláá!

    Eu também não li nada do autor e fiquei muiito feliz em saber de toooodos esses prêmios que ele recebeu.

    Seu blog é uma graça! Estou seguindo <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Michelly,
    Isso é uma vergonha, mas não conhecia o autor, muito menos sabia que ele havia ganhado o prêmio Nobel :o
    Vou pesquisar mais sobre suas obras.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não conhecia antes de pesquisar pra esse post, Bruna! :/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...