30.8.15

Semana Especial Blog Day #1

No dia 31 de agosto comemoramos o blog day, ou num bom português, o dia do blog, um dia muito especial dedicado aos nossos cantinhos criados e mantidos com tanto cuidado. Pensando nisso, resolvi dedicar uma semana inteirinha não só aos blogs, mas também aos blogueiros. Lógico que vou relembrar algumas coisas aqui do mais Uma Página, pois esse blog é tão especial pra mim que merece, e muito, essa homenagem!

Portanto, começa agora a Semana Especial Blog Day!


Um blog é um espaço na internet que tem como objetivo relacionar vários artigos, mais conhecidos como posts, de qualquer assunto do interesse de seu criador. Em geral, eles são organizados de forma cronológica inversa, podendo ser escritos por uma ou mais pessoas, chamados administradores. Mas vocês sabem como os blogs evoluíram até chegarem ao patamar que se encontram hoje?

A história é a seguinte: em meados do ano de 1997, um homem chamado Jorn Barger criou um dos primeiros FAQ (Frequently Asked Questions), cujo sistema permitia que uma pessoa discorresse sobre qualquer tema que lhe fosse conveniente, o qual batizou de weblog. Com o passar do tempo, o termo weblog acabou sendo encurtado, passando a ser referido apenas como blog.

Foi em 1999 que os blogs se popularizaram, permitindo que qualquer pessoa, mesmo com um conhecimento escasso em linguagens de programação e design, pudesse compartilhar seus assuntos preferidos. Contudo, nessa época os posts eram apenas links, que serviam como ponte para o site de origem do conteúdo. A divulgação entre blogs também teve início nessa época, pois quando um blog adicionava um link encontrado em outro blog, ele citava esse último como o dono do link.

Com o avanço dessa ferramenta, as empresas passaram a investir em seu aprimoramento, quando então começaram a ser criadas as plataformas. A primeira delas foi a Blogger, uma das mais usadas até hoje, vindo posteriormente outras como a WordPress, também muito difundida. Além das facilidades criadas por essas empresas, como a possibilidade de inserção de textos e imagens, o fato de os blogs serem gratuitos também colaborou para que a cultura da blogosfera crescesse de forma acelerada.

No ano de 2000 os blogs passaram a ter páginas próprias na web, definida por um endereço em particular. Depois foi criada a área para comentários, até hoje a ferramenta de interação mais eficaz de um blog. Surgiu também o feed, em 2004, que, em poucas palavras, se trata de um mecanismo que possibilita ao blogueiro assinar seu conteúdo. A tradução das plataformas para o português do Brasil se deu no ano de 2003.

A evolução dos blogs foi acompanhada por sua popularidade. Para vocês terem uma ideia, enquanto em 1999 o número de blogs não era maior que 50, hoje essa conta passa dos 50 milhões. Isso significa que ainda há muito conteúdo mundo afora para desvendarmos e criarmos vínculos!

Hoje os blogs são usados para o entretenimento e também profissionalmente. Empresas e profissionais de todos os seguimentos vêem nessas ferramentas uma chance de alavancar suas vendas. Os blogueiros recebem produtos dessas empresas e em troca têm que divulgá-los. Através desse mecanismos muitos blogs se profissionalizaram e ganharam uma enorme popularidade. Mas mesmo aqueles que estão começando agora têm muito a contribuir, desde que assumam o compromisso de fazer um trabalho bem feito, responsável e, claro, sempre com muito amor.

Um comentário:

  1. Oi Milly,
    Nesses momentos eu me sinto tão desinformado.... como já disse antes: estou morrendo de sono, pera, não era isso, disse isso também mas ia dizer que disse que não sabia de nada disso (ficou meio enrolado?) Adoraria que meu blog se tornasse uma fonte de renda mas até agora ele é só um hobby (que me faz gastar bastante, inclusive :p) e acho que vou mantê-lo assim por um bom tempo...
    Adorei o post...
    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...