12.9.15

Eu sou fantástico: Quimera

Bom dia, gente! Mais um Eu Sou Fantástico pintando na área, hoje trazendo um personagem da mitologia grega, que eu sei que vocês gostam. Qual? A Quimera!


Tendo sua origem lá pelo século VII a.C., a Quimera é uma figura mística resultado da união de Equidna (criatura metade mulher, metade serpente) com o titã Tifão. Ela era um tipo de animal de estimação para o rei da Cária, mas acabou se rebelando contra o monarca. Então, graças à sua capacidade de lançar fogo pelas narinas, assolou a Cária e depois também a Lícia. A Quimera encontrou seu fim nas mãos de Belerofonte que montado em Pégaso, conseguiu matá-la.

Ela é caracterizada por ser um híbrido feroz e sanguinário de dois ou mais animais, sendo sua aparência descrita das mais variadas formas. Na mais difundida delas a Quimera tem cabeça e corpo de leão com duas cabeças a mais, uma de cabra e outra de dragão. Ainda é acrescentado à isso duas caldas, uma de leão e uma de serpente, e um par de asas de dragão.


Com a entrada dos dragões em cena, a atenção das lendas e do folclore popular foi transferida a eles, deixando a Quimera em segundo plano. Assim, hoje chamamos pelo nome de quimera todo monstro moldado em obras arquitetônicas. Na linguagem popular, esse termo também refere-se à utopia, sonho ou fantasia.

Na literatura, essa figura mitológica é mais usada em livros filosóficos, aparecendo na literatura popular em momentos escassos e sempre sendo um personagem secundário. Assim como o Leprechaun, acho que é ela é um ser tão incrível que deveria ser melhor aproveitada pelos nossos autores. De qualquer forma o Mais Uma Página presta essa homenagem a essa criatura, que realmente é fantástica, em todo o sentido da palavra.

4 comentários:

  1. Adoro criaturas gregas, apesar de que na maioria das vezes nunca consigo imaginá-las porque são sempre feitas de fragmentos de vários animais. Lembro de a Quimera ter aparecido em Percy Jackson (no livro) e fiquei um tempão tentando imaginar como ela era feita, essas imagens que você mostrou me ajudou bastante. Post muito legal! :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que eu leio sobre uma criatura, corro no Google pra procurar imagens! hehe... Tem umas que são muito difíceis de imaginar mesmo!

      Excluir
  2. Eu adoro mitologia e as quimeras estão entre as minhas criaturas preferidas.
    Nos livros, acho que o que tem Quimeras mais representativas é a trilogia Feita de Fumaça e Osso e curti bastante da trama em que eles foram inseridos.

    Curti bastante o post.
    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...