22.9.15

Listas: meus gêneros literários preferidos

Sabe o que só agora eu reparei? Nunca falei pra vocês quais são meus gêneros literários preferidos! Quer dizer, já falei que gosto mesmo é de fantasia - inclusive tem essa informação na minha descrição aqui do lado - e que não gosto de romance meloso, mas nunca dediquei um post todinho pra falar sobre isso.

E aí que eu tava aqui pensando num tema pra próxima lista e essa descoberta caiu como uma luva! Portanto vou contar pra vocês quais são os gêneros mais irresistíveis da literatura pra mim. Será que vocês vão concordar comigo?

TOP 5: Thriller psicológico


No thriller psicológico, os personagens dependem de suas capacidades mentais, e talvez seja exatamente isso o que me encanta nesse gênero. Gosto de tramas que fazem as engrenagens de nosso cérebro funcionar e, principalmente, gosto de ver gente inteligente em ação! Normalmente esse tipo de livro é narrado em primeira pessoa, já que assim o leitor pode ir desvendando os mistérios junto com o protagonista. São exemplos de Thrillers psicológicos que li e indico: Mentirosos, Prisioneiros do Inverno e Bela Maldade.

TOP 4: Drama


Livros de drama são aqueles que narram situações difíceis da vida cotidiana, que resultam em algum tipo de dor ou sofrimento para os personagens. O que mais gosto nessas obras é o fato de sempre ser possível tirar lições para nossa própria vida a partir do que a história passa. Geralmente eles apresentam narrativas sensíveis, por vezes chegando a ser quase poéticas, o que torna a experiência da leitura ainda mais rica. Dentre os títulos de drama que li e indico, estão: Cartas de Amor aos Mortos, A Invenção das Asas e Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo.

TOP 3: Romance policial


Esse é um dos gêneros mais conhecidos e adorados do mundo, e eu gosto bastante dele também! Os romances policiais podem ser divididos entre vários subgêneros, mas, basicamente, eles se caracterizam pela presença de um crime que deve ser resolvido observando os indícios dados dentro da própria narrativa. Assim como no thriller psicológico, esse gênero também traz personagens inteligentes e nos fazem pensar, que é uma das coisas que mais valorizo num livro. Como exemplos de romances policiais que li e indico, estão: O Chamado do Cuco, A Garota Silenciosa e As Esganadas.

TOP 2: Distopia


Antítese da utopia, as distopias têm como base de sua narrativa a manutenção do poder por uma elite em detrimento de uma população massacrada de várias formas. Em geral, essas obras apresentam muita violência e exploram a estupidez coletiva. O que faz esse gênero ficar em segundo lugar é o fato de ele sugerir uma crítica bastante válida no que diz respeito à forma com que governos e governados lidam com as questões sociais. Além disso a ação presente nesse tipo de livro nos prende do começo ao fim. Entre as várias distopias que li e indico, vale citar: 1984, Maze Runner - Correr ou Morrer e Jogos Vorazes.

TOP 1: Fantasia


Meu gênero preferido, como todo mundo que acompanha o blog sabe, é a fantasia. Se for fantasia épica então, melhor ainda! A literatura fantástica foca no uso da magia e de outros elementos sobrenaturais, sendo, normalmente, ambientada em mundos imaginados pelo autor. O que mais me fascina nesse gênero é a criatividade demonstrada nesses livros aliada a romances sem muito mimimi. O problema agora é indicar apenas alguns livros, já que sou perdidamente apaixonada por vários, mas estão entre meus preferidos: A Guerra dos Tronos, Harry Potter, O Nome do Vento e A Queda dos Reinos.

11 comentários:

  1. Oii Michelly, concordo em tudo contigo! Apenas Drama que eu não gosto muito. Acho que colocaria Chick Lit ou até mesmo humor no lugar de Drama na minha lista. Os dois primeiros tops Fantasia e Distopia tb sao disparado meus gêneros favoritos, é viciante né

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li muitos chick lits ainda, Alice, mas tb é um gênero que me agrada!

      Excluir
  2. Prisoneiros do Inverno e 1984 só vejo elogios em todas as resenhas que leio. Tenho que tirá-los da estante e iniciar a leitura o quanto antes !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já leu Caixa de Pássaros? Ele é terror psicológico, se não me engano e é muito bom! Recomendo. Temos gostos muito parecidos, com exceção de romance policial que não é muuuiiito a minha praia. Eu leio, mas não é um dos meus favoritos.

    Beijos, Jessica
    http://ohamoramia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li, Jéssica, mas já me falaram muito bem dele! Está entre os meus desejados :)

      Excluir
  4. Fantasia épica = vida <3 É meu gênero preferido também, hands down, mas confesso que Crônicas de Gelo e Fogo tá loooonge da minha lista de favoritos. xD

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Michelly! Tive meu primeiro contato com o thriller psicológico recentemente e gostei bastante, não vejo a hora de conferir outras obras desse gênero. Bela Maldade está entre os meus desejados faz um tempo, mas nunca o encontro nas livrarias. Parece ser um livro muito bom. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é forte e bem angustiante, Gabrielle, mas eu gostei!

      Excluir
  6. Com exceção de thriller psicológico e romance policial, me identifico com todos.
    Além disso, tenho lido bastante coisa acadêmica acadêmica por causa da faculdade, e até que não desgosto.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...