13.9.15

Notícias literárias: de 06 a 12 de setembro/2015

Olá, pessoal! Hoje é domingo e como prometido vim trazer o primeiro Notícias Literárias com o que aconteceu de mais interessante no universo literário nessa semana. 


Bienal do Livro Rio

Pra começar, vale até voltar um pouquinho mais e ir lá no dia 03 de setembro, quando teve início a 17º Bienal do Livro Rio. O evento, que termina hoje, contou com a participação de mais de 200 autores, além de uma programação que aposta na diversidade e no diálogo. O país homenageado dessa edição foi a Argentina e Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, ganhou uma exposição especial.

Entre os destaques está a participação comentadíssima da vlogueira Kéfera Buchmann. Pra vocês terem uma ideia do sucesso, a sessão de autógrafos de seu livro, Muito Mais que 5inco Minutos, teve que ser adiada para que a segurança fosse reforçada devido à gigantesca participação: cinco mil jovens se aglomeravam freneticamente à espera da youtuber.

Outros autores que passaram por lá foram os nacionais Ruy Castro, Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Carina Rissi, Affonso Solano, Mírian Leitão, Thalita Rebouças, Eduardo Sphor, e os internacionais Julia Quinn, Colleen Hoover, Raymond E. Feist, Jeff Kinney, Joseph Delaney, entre outros. Como sempre, o evento foi um sucesso e já parte deixando o público louco para que 2017 chegue logo.

Trailer de A 5ª Onda

Foi divulgado o trailer legendado de A 5ª Onda, adaptação cinematográfica do bestseller escrito por Rick Yansey. No trailer podemos ver Chloë Grace Moretz dando vida à personagem principal da trama, a qual luta para encontrar seu irmão em meio à uma invasão alienígena.



Adaptação cinematográfica da trilogia Divergente

Os títulos dos dois últimos filmes baseados nas obras de Veronica Roth foram divulgados, e enquanto todos esperavam por Convergente - parte 1 e Convergente - parte 2, o estúdio inovou e decidiu que, enquanto o terceiro filme se chamará Convergente, o quarto, e último, será intitulado de Ascendente.

Porém, o que chamou mais atenção foi a tagline do último longa, que diz: "O fim nunca é o que você espera". Será que eles optaram por mudar o final do livro?! Eu, particularmente, adoraria, mas bem acho que isso pode ser uma grande jogada de marketing. Vamos esperar cenas dos próximos capítulos, né...

Novo livro de Stephen King

A editora Suma de Letras divulgou que irá lançar no Brasil, em outubro, mais um dos assustadores livros de Stephen King: Revival.


Segundo a sinopse, a história gira em torno de Jamie Morton, um garoto que tem sua vida mudada depois que o pastor Charles Jacobs e sua família chegam na cidade. Os dois passam, então, a compartilhar um elo baseado numa obsessão secreta, mas algo acontece com o pastor que o faz ser banido da cidade. Anos depois, Jamie e Jacobs se reencontram, transformando o elo outrora existente num pacto com sérias consequências, mostrando que "reviver" pode ter vários significados.

Fiquei curiosa.

Globo Repórter dedicado aos livros

Foi ao ar na última sexta, 11 de setembro, o Globo Repórter com o tema Livros e Leitura, o qual contou histórias de como os livros influenciaram e mudaram as vidas de várias pessoas e falou sobre a importância da literatura para uma sociedade.

Durante o programa, escritoras relembraram seus primeiros contatos com os livros, um rapaz de uma família carente contou como conseguiu apoio nos livros achados no lixo para se formar em medicina, um grupo de contadores de histórias mostrou seu dia a dia levando a leitura para crianças em hospitais, um homem mostrou como transforma geladeiras velhas em bibliotecas ambulantes e um grupo contou sobre sua cavalgada pelas estradas de Minas Gerais para levar livros até as escolas da região.

Imperdível. Se você não viu, pode ficar por dentro de tudo o que rolou no site do programa.

Outras notícias

- Conto de André Vianco chamado Um Balde de Ouro é publicado na Superinteressante do mês de setembro/2015.

- A Seguinte divulgou as capas da série ilustrada Star Wars. Os livros já estão em pré-venda.


- E. L. James divulgou um conto em homenagem ao aniversário de 26 anos de Ana Steele, personagem de Cinquenta Tons. O Portal Cinquenta Tons traduziu o texto e quem se interessar pode ler clicando aqui

4 comentários:

  1. Quanta coisa boa, que pena que perdi o Globo repórter, mas acho que talvez minha mãe tenha colocado pra gravar porque ela smp coloca quando tem temas que gosto, to aqui torcendo
    Beijo
    http://os-jovens-leitores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara! Mas se ela não gravou deve dar pra ver pela net!

      Excluir
  2. Oi, Michelly! Eu não assisti ao Globo Repórter, mas vi que muitas pessoas assistiram e gostaram. Isso é muito bom! Ah, fiquei super feliz ao ler o conto que a E.L. James divulgou, estava morrendo de saudades do Sr. Grey! Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Globo Repórter foi muito bom, ainda mais por se tratar de um incentivo à leitura na TV aberta!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...