1.9.15

Semana Especial Blog Day #4

Você sabia que existe um concurso internacional que premia os melhores blogs? Eu não sabia. Ele se chama The BOBs (The Best of the Blogs) e é promovido pela estatal alemã Deutsche Welle. Esse concurso acontece uma vez por ano e conta com a participação de blogueiros, ativistas e jornalistas, engajados a favor da liberdade de expressão e dos direitos humanos. 


São 17 categorias, sendo 3 internacionais e 14 por idioma. Mudança Social, Privacidade e Segurança e Artes & Mídia compõem as internacionais e são definidas por um júri. Os prêmios por idioma são escolhidos pelo público, os quais definem as melhores páginas na web de cada nacionalidade. As línguas que participam são: alemão, árabe, bengali, chinês, espanhol, francês, híndi, indonésio, inglês, persa, português, russo, turco e ucraniano.

Em 2015, pela primeira vez, a Deutsche Welle também concedeu o Prêmio Liberdade de Expressão, que foi para Raif Badawi. O blogueiro de 31 anos, foi condenado pela justiça saudita a 1.000 chibatadas, dez anos de prisão e a uma multa de cerca de 200 mil euros. Tudo isso porque defende a liberdade de expressão em seu país através de seu blog Libertem os Sauditas Liberais.

A competição é composta de três fases: num primeiro momento os usuários podem sugerir blogs para concorrer, desde que sejam escritos nas línguas participantes. Vale, inclusive, a auto-inscrição. Depois disso um júri especializado vai definir os finalistas. Por fim, acontece a votação online para as categorias de cada idioma e a reunião do júri para decidir as que são de sua competência.

Bacana isso, né?! Eu adorei a ideia de valorizar as páginas na internet que se empenham em trazer um conteúdo de qualidade e com responsabilidade social. Que isso sirva de exemplo para que a gente se comprometa cada dia mais com os nossos próprios blogs, pois independente de prêmios é importante que estejamos atentos ao que passamos para o público, visto que também somos formadores de opinião.

Se vocês quiserem conhecer melhor o The BOBs, é só clicar aqui.

2 comentários:

  1. Que bacana, também não sabia dessa premiação, e na boa, não tenho intenção de chegar tão longe... tendo leitores participativos o suficiente para que eu interaja de forma satisfatória já está ótimo pra mim.

    Ia perguntar o que seria essa "Semana especial Blog Day" mas como estou lendo as postagens em ordem decrescente acho que logo descubro...

    Grande abraço!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelos seus outros comentários já vi que descobriu... kkkkkk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...