1.9.15

Semana Especial Blog Day #5

O objetivo principal de um blog é a troca de informações, ou pelo menos é nisso que acredito. Mas muitos blogueiros também têm um outro objetivo: conseguir parcerias. Contudo, existem critérios que uma empresa adota para escolher seus parceiros, e é importante que os blogs saibam disso na hora de pleitear uma vaga. No caso dos blogs literários, que é o que sei falar pra vocês, o foco principal são as editoras, certo? Pensando nisso vim trazer dicas para aumentar as chances de seu blog conquistar uma boa parceria.


Dentre os requisitos fundamentais que são levados em conta pelas editoras estão:

  • Qualidade e estrutura das resenhas: o importante aqui não é elogiar o livro em questão. O que a maioria das editoras observam é a capacidade de argumetação do blogueiro, sendo que até uma crítica, quando argumentada de forma coerente, é bem vinda.
  • Ortografia: a atenção às regras da nossa língua é importante e qualquer blog, imagina num blog literário então...
  • Layout, diagramação e adequação do blog: essa parte é tão importante que algumas editoras optam por um padrão para seus posts, visto que isso ajuda a reforçar a marca. O que o blogueiro tem que ter em mente é que layouts poluídos não são os preferidos das editoras.
  • Número de seguidores no Twitter e/ou Facebook e de visitantes mensais do blog: obviamente, as editoras estão interessadas na divulgação que os blogs proporcionam, portanto o número de seguidores do próprio blog e de suas redes sociais conta pontos à seu favor.
  • Média de atualizações: um blog que não é atualizado, não é visto, então o ideal é manter suas postagens em dia.

Agora você já pode avaliar seu blog e fazer os ajustes necessários para conseguir suas tão sonhadas parcerias. Mas, claro, sempre respeitando sua identidade, afinal o blog é seu e não da editora, né?! ;)

4 comentários:

  1. Oi Milly,
    Comecei o blog porque vi uns vídeos de canais literários no YouTube e pensei, porque não faço isso também, parece ser tão legal... E então não parei mais, mesmo estando com tempo bem limitado (estou caindo de sono, inclusive, se sair alguma lorota aqui, por favor releve) e é claro que sempre tentei ter parcerias com editoras, uma que eu mais queria era a Novo Conceito e esse ano tive a graça de conseguir a parceria, entendi melhor como funcionava e foi um verdadeiro privilégio, mas quando vi que não ia conseguir retribuir a atenção que eles tinham comigo e ia deixar a desejar no sentido de divulgação me tornando o único beneficiário da parceria não achei justo continuar com ela, conversei com o pessoal e eles foram incríveis, entenderam a situação e encerramos a nossa parceria da melhor forma possível, meu carinho pela editora só aumentou e hoje eu vejo que sim, parceria com editoras é uma maravilha, não só pelos livros que recebemos, mas por toda a interação entre a editora e o blogueiro, mas nada no mundo vale o peso na consciência que a gente sente quando não consegue fazer a nossa parte e parece que estamos sendo oportunistas...
    Pretendo, um dia, voltar a ser parceiro deles, mas só quando eu tiver certeza que vou conseguir cumprir a minha parte. A propósito, adorei as dicas ;)

    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demais essa sua atitude, Rudi! É claro que vc tomou a decisão correta, mas também sabemos que praticamente ninguém faria o mesmo, né?! Eu me dedico aos meus parceiros e sei bem o que é ter a consciência tranquila. Não quero parcerias só pra ganhar livros (isso também,claro), mas porque esse contato direto com as editoras é realmente incrível!

      Excluir
  2. Confesso que já até tentei parceria com editoras, mas a verdade é que sou muito crítica e nunca pensei que realmente fosse conseguir algo, porque sou péssima em divulgação - eu sempre acho que tem pouco conteúdo, ou que é pouco interessante. xD Só comecei a divulgar meu blog pra amigos e família quando tinha mais de 15 resenhas e críticas, mas nunca fico realmente satisfeita com isso. É algo que preciso trabalhar bastante ainda. xD

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu andei um tempo sem fazer inscrição para parcerias porque não estava podendo me dedicar ao blog como gostaria, mas agora vou começar a tentar de novo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...