2.9.15

Semana Especial Blog Day #6

Como já contei pra vocês, eu tive um blog de moda que não foi a melhor das minhas experiências. Não sei se ainda é assim, mas naquele tempo havia muita disputa e os blogs, pelo menos os que eu tinha contato, não costumavam se ajudar mutuamente. Triste, né?

Aí quando cheguei no mundo da blogagem literária, tive uma recepção totalmente diferente. Vários blogueiros me acolheram, me ensinaram o que era parceria entre blogs (que eu nunca tinha ouvido falar naquela época) e se mostraram extremamente participativos, inclusive dispostos a divulgar os espaços um do outro. Me senti tão abraçada que estou aqui até hoje.

Essa é uma das características que sempre falo quando me perguntam sobre esse nosso universo, pois realmente tenho orgulho de fazer parte de uma galera tão bacana e civilizada.

Contudo, nos últimos tempos, tenho visto algumas pessoas apresentando um certo tipo de complexo de superioridade. É ótimo quando um blog consegue 2, 3, 4 mil seguidores, mas isso não significa que ele tem mais valor do que aqueles que possuem 300 seguidores. Ou até menos, tanto faz. Até porque qualquer promoção aí arrebanha vários seguidores e tem blog que vive de promoção, né?!

Fico triste quando vejo blogueiros formando grupinhos impenetráveis, fazendo barraco na internet, dando lição de moral por aí e se achando celebridades. Literatura é pra abrir a mente, pra nos fazer pensar de forma crítica, inclusive com relação às nossas atitudes e posições no mundo.

Os livros nos ajudam a estimular a criatividade e entender que o importante não é ser melhor que ninguém, mas sim o melhor que você pode ser. Pra mim, se você não entende e não pratica isso, a leitura não está atingindo sua real finalidade. Mas é claro que essa é só a minha opinião, e vocês têm todo o direito de pensar diferente.

Eu não disputo com ninguém. Nunca disputei. Nem na minha vida pessoal, nem na profissional e muito menos com o blog. É o que falei, se existe disputa é comigo mesma, tentando sempre dar o melhor de mim e não o melhor do que o outro.

Nessa semana dedicada aos blogs, resolvi falar sobre esse assunto porque tem me incomodado um pouco, portanto gostaria de compartilhar com vocês. Talvez essa seja uma visão errada minha. Talvez alguns de vocês também já perceberam isso e eu não esteja tão errada assim. Me contem!

Mas o importante, no final das contas, é que o grupo das estrelas é exceção em meio a tanta gente fina, elegante e sincera que tem por aí. Então que essa galera sempre sobressaia e mostre que ser parte de um grupo e trocar experiências como um igual é muito melhor do que se isolar em um pedestal, tanto porque a arrogância é a arma dos incompetentes.

6 comentários:

  1. Muito bom seu texto, disse tudo.
    Esse complexo de superioridade não acontece apenas com blogueiros de literatura, mas está assim no geral na blogosfera.
    Tem uma galera que quer se aparecer e ser melhor que os outros. Por exemplo, entrei em alguns grupos de blogueiros no facebook e a maioria era só gente se promovendo, se auto divulgando e trocando seguidores. De uns 15 grupos que entrei, apenas dois realmente eram de ajuda mútua entre blogueiros.
    Nós que lemos posts, comentamos, nos preocupamos com nossos leitores e realmente blogamos por que amamos é que temos de fazer a diferença mesmo.
    bjo
    BLOG APENAS LEITE E PIMENTA | FAN PAGE NO FACEBOOK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já participei de alguns grupos no face que a galera usa pra se promover, e o pior, eles vivem fazendo propaganda,mas se a gente avisa de uma promoção ou coisa assim já vem vinte te xingando, dizendo que é spam... Vai entender.

      Excluir
  2. Oiiee Michelly, tudo bom?

    Recentemente comecei um blog e sabe que notei quase as mesmas coisas que vc? Eu tenho um blog em português e outro em espanhol, mas o blog em espanhol parece que foi mais "bem-vindo" não sei porquê.. Embora eu tenha pouquinho tempo do blog, eu já tive outros, de outros gêneros e sei exatamente como é "mundinho impenetrável". Meu blog literário tem pouco mais de 1 mês (ambos, em portugues e em espanhol), mas já participei de outro blog literário como colaboradora desde 2013 então sei bem como a banda toca. Já percebi que se formaram algumas panelinhas muito impenetráveis, antigamente eu tentava me aproximar das pessoas de qualquer jeito, principlamente quem tinha o mesmo gosto literário que eu, mas hoje desencanei um pouco, enu deixo um ou dois comentários e tento me aproximar, se percebo que a pessoa não foi receptiva, já tem a sua "panelinha", eu vou procurar outras amizades ue? rsrsrs. Na blogosfera espanhola nós temos iniciativas para aproximar blogs e uma campanha muito legal que se tem por lá e todo mundo faz, praticamente é tradição é apadrinhar um blog pequeno. Quando a blogueira tem muitos seguidores e já entende bem de blogs, ela apadrinha um blog novo, dá conselhos, divulga o afilhado em seu blog, é muito legal e aproxima demais as pessoas. Eu não vejo esse tipo de iniciativa aqui no Brasil e é uma pena, porque existe gente cheia de vontade, mas o começo às vezes é tão dificil que muitos desanimam. Bom, já falei demais.....rsrsrs

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alice! Quem dera todos fossem participativos como você! hehe... Achei incrível essa iniciativa espanhola de apadrinhar blogs, os brasileiros poderiam adotar essa ideia, né?!

      Excluir
  3. Nunca tive blog de moda ou coisa do tipo, mas percebi, acompanhando alguns, que realmente tem essa panelinha fechada e pouco receptiva. No meio dos blogs de literatura, vi alguns casos assim, mas bem poucos - grazadeus -, e mesmo gente com mais de 10 mil seguidores sendo bem simpático e atencioso com quem pedia ajuda sobre como começar e tal, o que sempre me anima a continuar com o blog num geral - eu parei de acompanhar blogs de moda brasileiros num geral, agora só sigo alguns canais gringos porque são TÃO mais simpáticos e receptivos!

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luísa, tem muita gente se achando por aí, mas que bom que tem gente bacana também!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...