3.9.15

Semana Especial Blog Day #7

Como vocês sabem, um blog é uma página na internet utilizada para passar informações por escrito, em forma de postagens, ou posts, como mais comumente chamados. Mas também existem outros desdobramentos dessa ferramenta, como os vlogs e flogs.


Os vlogs, também chamados de videoblogs, videoblogues ou videologs, são ferramentas cujo meio de passar as informações é através de vídeos. Eles também podem ser mantidos por uma ou mais pessoas e são exibidos diretamente em uma página, sem a necessidade de fazer download do arquivo.

Muitas das vezes são os próprios vlogers que fazem a edição de seus conteúdos, utilizando de mecanismos gratuitos disponíveis na rede. Os próprios serviços de hospedagem são, muitas vezes, sem custo.

Essa modalidade de interação via web é a que mais cresce hoje em dia, sobretudo depois do advento do YouTube, em 2005.O primeiro registro de vlog na internet foi no dia 2 de Janeiro de 2000, criado por Adam Kontras. No Brasil, o pioneiro foi Thiago Fialho com seu vlog Nós & Nóis.
Os flogs, ou fotologs, fotoblogs ou fotoblogues, fizeram muito sucesso há alguns anos, sendo que hoje sua utilização deu uma estagnada. A proposta deles é publicar fotos em ordem cronológica, na maioria das vezes. Ainda há a possibilidade de inserir legendas nas imagens.

Essa ferramenta é mais parecida com os blogs do que os vlogs, sendo que a diferença é que aqui predominam as imagens, enquanto nos blogs predominam os textos.

A interatividade também é presente nessa rede, visto que seu objetivo é permitir comentários, sugestões ou críticas, que podem ser feitas por qualquer visitante. Muitas pessoas utilizam os flogs como uma forma de divulgar seu trabalho, como fotógrafos e webdesigners.


Blog, vlog ou flog, o que importa é que a gente continue a compartilhar nossas ideias, seja através da escrita, da fala ou de imagens. Uma sociedade que compartilha opiniões significa uma sociedade rica em conteúdo, capaz de pensar criticamente. E não é isso o que mais precisamos hoje em dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...