15.10.15

Eu sou fantástico: Gigantes

Desde criança escuto histórias sobre os Gigantes, mas infelizmente eles não aparecem tanto nos livros quanto eu gostaria. De qualquer forma, obras de grande relevância retratam esses personagens. Assim, achei que seria legal falar um pouco mais deles pra vocês. Espero que gostem!


Os gigantes são figuras bastante comuns no folclores e em lendas oriundas de várias partes do mundo. São caracterizados como humanoides de grande estatura, bem maiores do que um humano comum. Graças à seu tamanho avantajado, são atribuídos aos gigantes grande força e resistência. Por outro lado não é raro encontrarmos descrições dessas criaturas como sendo ignorantes e fáceis de enganar, apesar de algumas obras até o considerarem amigáveis.

Além de serem praticamente indestrutíveis, devido a seu tamanho e força, estes seres também têm a capacidade de se transformar em qualquer criatura ou até mesmo qualquer coisa, podendo, assim, enganar quem quer que passe por seu caminho. Na mitologia nórdica, os gigantes são inimigos dos deuses supremos, como Geirröd, que trava uma batalha mortal com Thor, filho do poderoso deus Odin. Eles são citados, inclusive, na Bíblia. Em Gênesis, capítulo 6, lemos que: “Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama”. Outra menção à esses seres na Bíblia é o famoso Golias.


Na literatura, os gigantes marcaram presença em obras super importantes, como é o caso do meio-gigante Rúbeo Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts na saga Harry Potter. Eles também aparecem nas Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis e em As Crônicas de Gelo e Fogo, onde os gigantes se juntam aos selvagens para lutar contra o sul depois da Muralha. Na literatura portuguesa, há um gigante bastante conhecido chamado Adamastor.

Mais comuns do que em livros, essas criaturas aparecem em diversos contos de fada como João e o Pé de Feijão, O Gigante sem Coração no Corpo e João de Ferro. Há lendas que dão conta que o famoso Rei Artur lutou com gigantes. Gigantes são também os principais antagonistas do mangá Ataque dos Titãs.

Sejam malvados ou gente boa, fato é que eu adoro quando essas criaturas aparecem. Acho que, além de fazerem parte da minha infância, me apeguei ainda mais aos gigantes depois que conheci Hagrid. Mas quem o conheceu e não se apegou, né?! Espero que eu encontre esses personagens cada dia mais nas histórias que lerei por aí!

2 comentários:

  1. Amei essa reportagem! Concordo, quem que conheceu Hagrid e não se apegou? Impossível. E é um pouco contraditório homens enormes e fortes, se passarem como bobos.

    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...