26.10.15

Ganhei um Nobel: Svetlana Alexijevich

Prêmio Nobel de Literatura 2015: Svetlana Alexijevich "pelos seus escritos polifônicos, um monumento ao sofrimento e coragem em nosso tempo".


Recentemente foi divulgado o nome da ganhadora do Nobel de Literatura de 2015, e foi Svetlana Alexijevich, de 67 anos, 14ª mulher laureada com o prêmio.

Svetlana nasceu em 31 de maio de 1948, em Stanislav, hoje Ivano-Frankivsk, na Ucrânia. Filha de dois professores, estudou jornalismo na Universidade de Minsk e quando terminou o curso mudou-se para Beresa, na província de Brest, onde trabalhou no jornal e na escola locais. Logo em seguida trabalhou como repórter em Narowla. Também foi jornalista de uma revista literária, onde escreveu ensaios, contos e reportagens.

Ainda na escola, começou a escrever poesia. Seus textos possuem a característica própria de estarem a meio caminho entre a literatura e o jornalismo, buscando aproximar-se mais à substância humana dos acontecimentos. Esse estilo foi utilizado pela primeira vez em seu livro A Guerra não tem Rosto Feminino (1983), em que a partir de uma série de entrevistas aborda o tema das mulheres russas que participaram na Segunda Guerra Mundial.

Em 2000, deixou a Bielorrússia e viveu em Paris, Gotemburgo e Berlim, retornando a Minsk em 2011.

Seus livros são publicados, por exemplo, na Europa, Estados Unidos, China, Vietnã e Índia, em 22 línguas diferentes, ao todo. Algumas de suas obras foram adaptadas para peças de teatro e documentários. Em 1996 recebeu o Prêmio Ryszard-Kapuściński; em 1999, o Prémio Herder; em 2001 o Erich Maria Remarque Peace Prize; em 2006 o National Book Critics Circle Award; e em 2013 o Prémio da Paz dos Editores Alemães, além de, claro, o Nobel desse ano.

A Companhia das Letras anunciou que publicará quatro obras da autoras: War’s Unwomanly Face, Time Second Hand, Last Witnesses e Voices From Chernobyl. Contudo, ainda não há data prevista para o lançamento de nenhuma delas.

Estou curiosa para conhecer a escrita da autora, que me pareceu capaz de mesclar o melhor entre um texto inteligente e sensível. 

2 comentários:

  1. Eu não conheço o trabalho dela pra opinar e vou aguardar os lançamentos por aqui pra dar uma conferida.
    O Voices From Chernobyl parece ser interessante, mas tenho certeza que todos os outros também devem ser :D

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tb foi o título que mais chamou minha atenção :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...