13.10.15

Listas: minhas manias de leitora

Já reparou que todo leitor tem suas manias relacionadas à livros? Alguns mais, outros menos, mas pode procurar aí porque nem que seja uma coisinha de nada, você faz! Pensando nisso, hoje vou listar as minhas manias literárias. Quem sabe alguém aí não se identifica?!

1. Cheirar o livro antes da leitura


Não importa se eu estou começando uma nova leitura ou se estou continuando uma já em andamento, sempre que eu abro um livro pra ler, a primeira coisa que faço é cheirá-lo. E se eu não fizer isso a leitura não flui, é praticamente um TOC. Mas convenhamos, tem coisa melhor que cheiro de livro? Um dos aromas que eu sentiria na minha poção do amor seria, sem dúvidas, o que exala dos livros. Se você leu Harry Potter, sabe do que estou falando, se não leu, pare de dar bobeira aí e trate de ler agora mesmo!

2. Não parar no meio do capítulo


Se tem uma coisa que eu odeio é ter que parar uma leitura bem no meio de um capítulo. Parece que eu me perco quando volto a ler, e não raro preciso voltar lá no início pra me situar. Às vezes nem preciso, mas volto assim mesmo, senão não tenho a sensação de continuidade. Portanto sempre tento acabar um capítulo antes de pausar a leitura, inclusive já me atrasei pra compromissos vááárias vezes por esse motivo. Não tenho orgulho disso, tanto porque odeio me atrasar, mas se for pra conseguir chegar até o fim de um capítulo, vale a pena!

3. Cumprimentar meus livros


É isso aí que você leu mesmo, eu cumprimento meus livros. Toda vez que passo pela minha estante mando um beijo e digo: oiiii, meu bebês! Poxa gente, não posso deixá-los pensar que a mamãe não os ama o suficiente, né?!

4. Carregar livros pra todo lado


Não importa se o livro que estou lendo tem mil páginas, eu carrego ele pra todo lado que for. Afinal, vai que sobra uns 10 minutos de bobeira e eu tô sem ele. Não pode! Então, sempre terá um livro dentro da minha bolsa e se não couber na bolsa estará dentro do carro, pelo menos. E tem mais. E é pior. Vamos supor que estou no meu quarto, aí levo o livro pro quarto. Fui pra sala, o livro vai comigo pra sala. Tô na sala de estudos? O livro tá lá também. E isso não depende de eu estar lendo, se estiver fazendo outras coisas que não têm nada a ver com a leitura, gosto de ter a história atual pertinho de mim.

5. Ler o livro antes de assistir o filme


Se tem uma coisa que tenho total aversão é a spoiler. Se você quiser que eu te conte algum, vai ficar na vontade porque nem você querendo eu vou contar. Imagina, então, quando eu levo um spoiler na cara, o tanto que eu fico injuriada. Por isso nunca assisto um filme adaptado antes de ler o livro que deu origem a ele. Acaba que tem um monte de obra que não li nem assisti, já que fico nessa de enquanto eu não ler, não vejo, e no final das contas não faço nenhum dos dois. Mas tudo bem. O que não pode é estragar as surpresas.

Agora me contem quais são as suas manias de leitor!

6 comentários:

  1. Não parar no meio do capítulo e, também, não assistir ao filme antes de ler o livro estão entre as minhas manias. rs
    Adorei a postagem.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Também não gosto de parar no meio do capítulo. Quanto as adaptações pra mim é meio relativo, algumas eu nem me importo, já outras procuro ler antes o livro. Mas já acabei olhando vários filmes sem saber que eram adaptações, os quais só fui descobrir que tinham livros ano passado, tipo: A espera de um milagre, Carrie: A estranha, Christine, Eragon, Desventuras em Série, entre outros. Mas acho que isso só me deu mais vontade ainda de ler os livros. Também em hipótese alguma leio as orelhas, muito raramente leio a contracapa, gosto de descobrir a história sozinha. Escolho meus livros meio que por intuição (sei que é estranho), ou se vejo que várias pessoas gostaram de um livro, criticas boas e tal. Detesto spoilers, mas às vezes acabo deixando algum escapar (foi mal).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não gosto de ler orelha não, tanto porque algumas delas têm muitos spoilers. Mas de vez em quando eu não resisto e acabo lendo... :/

      Excluir
  3. Eu tenho essa mania de não parar a leitura no meio do capítulo. xD Só paro se são aqueles capítulos gigantescos de 40/50 páginas, mas prefiro marcar sempre no começo de um novo capítulo, só que nunca volto. xD Me incomoda, mas não volto. xD E carrego sempre um livro na bolsa, mas, se o que to lendo é muito pesado, eu pego um mais leve que eu queira ler, pra facilitar. xD

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto de ler dois livros ao mesmo tempo, aí o jeito é carregar o pesado mesmo! hehe

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...