9.10.15

Resenha: Odisseia Olímpica


Odisseia Olímpica - Luiz Antônio Aguiar
164 páginas


"É só ver o rosto de cada competidor, em meio à prova. Ou ao cruzar a linha de chegada. Ou quando soa o apito do juiz, encerrando a partida.
Lá está toda uma história de sacrifícios, treinamentos repetitivos e incessantes, esforço, empenho, esperança e decepção. Toda Olimpíada e toda disputa são dramáticas. Porque no fundo são feitas de histórias humanas, de vida."


As Olimpíadas de 2016 se aproximam e achei que esse livro veio muito a calhar nesse momento, afinal é sempre bom saber um pouco sobre a história daquilo que estamos prestes a viver, né?! Pensando assim, pedi o livro de Luiz Antônio Aguiar pra Editora Biruta, parceira do blog e responsável por algumas das edições mais caprichadas que a gente vê por aí.

Não posso dizer que o livro foi uma surpresa pra mim, pois já esperava que fosse muito bom, mas tenho que admitir que ele é bem mais completo do que imaginei. A obra é dividida em 6 partes, cada uma delas tratando de períodos específicos da história dos jogos.
A primeira é dedicada a explicar um pouco sobre os deuses e as musas que simbolizam as Olimpíadas. Pra quem gosta de mitologia, essa parte é um prato cheio. Nesse mesmo capítulo tem um texto rápido e muito interessante sobre Zeus, o Senhor das Olimpíadas.
Depois passamos à uma análise do grandioso evento na Era Mitológica, começando por algumas observações sobre Homero, o primeiro a discorrer sobre o tema em uma obra literária, até chegar aos heróis da mitologia grega.
Há, também, capítulos destinados à Era Antiga, onde somos apresentados a algumas das provas daquele período, entre outras coisas; e à Era Moderna, onde acompanhamos a formação do primeiro Comitê Olímpico.
A parte mais interessante do livro, porém, vem agora. Pelo menos pra mim... O capítulo 5 fala um pouco sobre cada um dos Jogos Olímpicos que aconteceram desde 1900 até hoje, inclusive fala um pouco sobre o que se espera de 2016. Além disso, há um quadro demonstrativo com a quantidade de medalhas que nosso país levou em cada edição.
Por fim, há uma história em quadrinhos super bem humorada cujo tema é o evento do ano que vem,aqui no Brasil.

Como se não bastasse tanto conteúdo de qualidade, o livro une informação com ilustrações belíssimas! Como eu disse ali em cima, a Biruta capricha muito nos seus livros, e com Odisseia não foi diferente. A obra é linda, colorida, dá prazer de ler. E não é só pelos textos super bem escritos, mas ela também nos conquista pela parte gráfica.
No final das contas foi um livro que me divertiu e me ensinou muita coisa, motivos pelos quais conquistou um lugar especial na minha estante. Ah, claro, e no meu coração.

6 comentários:

  1. Estou louco por esse livro da Biruta. Ele fala em parte dos deuses, o que adoro, tem uma diagramação maravilhosa e ainda tem um conteúdo completíssimo. Como não desejar?

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente é muito completo! Não tem como não querer!

      Excluir
  2. Não conhecia o livro, mas tneho me interessado bastante por livros que sejam "educativos", mas de uma maneira leve, para agregar conhecimento, mas não daquela forma maçante e didática. Se cruzar por ele, vou dar uma chance :D

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei a premissa do livro, Mi. Acho bem legal toda a história mitológica que vem através desse evento, assim como o próprio evento. Fiquei bem interessada. Parabéns pela resenha.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...