16.10.15

Resenha: 1001 Livros para Ler antes de Morrer


1001 Livros para Ler antes de Morrer
960 páginas


Já faz um tempo que tenho esse livro, mas ele é tão bom que nunca me canso! Vira e mexe o folheio para ver dicas de boas leituras, pois é isso mesmo o que ele faz por você: indica leituras de qualidade!

O prefácio, escrito por Peter Ackroyd, nos mostra os benefícios que a leitura nos proporciona. Ler molda as pessoas, estimula a criatividade, nos dá prazer. E logo nesse início, o texto nos avisa que encontraremos uma seleção de boas obras, indo desde autores consagrados até àqueles pouco lembrados. Injustamente, por sinal.


Peter Boxall, editor geral, fica a cargo da introdução, onde explica o porquê do "1001" contido no título. Explicação essa que é muito interessante. Logo a seguir, há uma nota à edição brasileira, além de uma lista de colaboradores e um índice de títulos. Adorei a ideia do índice pois se você quer saber se um determinado livro está dentre os indicados, basta ir lá no índice e procurar. Bem fácil e prático.

Outra coisa que gostei muito é que, além do índice de títulos, há também um índice de autores no final da obra. Aí vale o mesmo, se quiser saber se um determinado autor foi selecionado, é só procurar. Simples assim, não precisa folhear o livro inteiro pra isso.

O corpo do livro, que é a parte mais interessante, além de maior, é divido em datas: antes de 1800, anos 1800, anos 1900 e anos 2000. A partir daí vemos um desfile de belas obras, muitas já conhecidas, como é o caso de O Senhor dos Anéis, e outras nem tanto.


O mais legal aqui é a preocupação com os detalhes. Cada título apresentado conta com uma pequena crítica, um breve relato sobre a história, curiosidades, quotes e dados importantes relacionados à obra, como nascimento e morte do autor, primeira edição e título original, por exemplo. Pra completar, ele também traz ilustrações incríveis e até informações sobre as adaptações que já foram feitas de cada obra. 

As folhas são grossas e a edição é super bem acabada. Dá pra perceber o carinho empregado nesse trabalho, o que me fez sentir especial só por tê-lo em minha estante. E como é maravilhoso quando um livro te faz sentir especial simplesmente pelo fato de possuí-lo! 

Esse é, de verdade, um livro para amantes de livros.

Um comentário:

  1. Que bacana. Tenho certeza de que se eu tivesse um exemplar desse iria fazer de tudo para tentar ler todos os 1001 livros ou pelo menos grande parte deles.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...