12 livros para 2018


Chegou a hora de fazer aquela tradicional lista de livros para o ano que vai chegar, e eu confesso que amo esse momento! Portanto, sem mais delongas, essas são minhas leituras obrigatórias para 2018.

1. Todos os Romances e Contos Consagrados de Machado de Assis, vol. 2

Nesse segundo volume do box publicado pela Nova Fronteira estão reunidos os três primeiros romances que introduziram o realismo no Brasil. São eles: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899).

2. O Conto da Aia

A história de Margaret Atwood foi escrita em 1985, mas voltou a ganhar destaque nesse ano de 2017, com o lançamento da série baseada na obra. A trama é ambientada numa sociedade totalitária onde as mulheres são subjugadas, tornando-se propriedade do governo.

3. A Festa do Bode

Unindo realidade e ficção, esse livro escrito por Mario Vargas Llosa no ano de 2000, entrelaça três linhas narrativas que giram em torno da história do ditador conhecido como Bode, o qual controlou a República Dominicana durante 31 anos. Llosa foi o ganhador do Nobel de Literatura no ano de 2010.

4. A Ilha Misteriosa

Escrito por Jules Verne em 1874, esse livro narra as aventuras de um grupo de "náufragos do ar" que aterrissam numa ilha deserta e começam um processo de colonização do lugar. O clima de suspense fica por conta de uma presença misteriosa que influencia no cotidiano dos novos moradores da ilha.

5. A Rainha Vermelha

Esse é o segundo volume da série Guerra dos Primos, da autora Phillipa Gregory. Dessa vez, a narrativa é focada em Margaret Beaufort, herdeira da casa Lancaster e mãe de Henrique Tudor. Nessa série, a autora reconta a história da Inglaterra de uma forma bastante atrativa, incorporando um pouco de ficção à fatos reais.

6. O Cavaleiro dos Sete Reinos

Escrita por George R. R. Martin, essa obra reúne três novelas ambientadas em Westeros, quando os Targaryen ainda governavam os Sete Reinos. O livro narra as aventuras de Duncan e Egg, proporcionando aos fãs da saga, como eu, uma forma de amenizar a saudade e a ansiedade pelo próximo volume de As Crônicas de Gelo e Fogo.

7. Armance

Primeiro dos grandes romances de Stendhal, esse livro de 1827 gira em torno de um segredo na vida do protagonista, o qual a sinopse já deixa claro que nunca é revelado. Nessa obra, o francês aborda temas como o amor idealizado e a renúncia ao casamento.

8. O Pintassilgo

Publicado em 2013, o livro de Donna Tartt foi ganhador do Pulitzer de ficção em 2014. Na história, Theo perde a mãe e se agarra ao quadro O Pintassilgo, de 1654, como forma de manter vivas suas lembranças. A trama também envolve outros temas além da perda, como obsessão, sobrevivência e destino.

9. Contos Reunidos

Essa coletânea traz 28 contos escritos por Dostoiévski entre os anos de 1846 a 1880. Dentre eles, cinco foram traduzidos direto do russo pela primeira vez no Brasil, incluindo o inacabado Domovoi, encontrado em meio aos papéis do autor após sua morte.

10. O Capote e outras histórias

Essa obra reúne cinco histórias de Nikolai Gógol: O Capote, O Nariz, Diário de um louco, Noite de Natal e Viy. Gógol é considerado o maior escritor russo da primeira metade do século XIX, inclusive tendo influenciado grandes nomes da literatura, como Dostoiévski e Tolstói.

11. Os Buddenbrook

Lançado em 1901, o primeiro romance de Thomas Mann acompanha quatro gerações de uma próspera família alemã. Mann buscou inspiração em sua própria vida para escrever esse livro e, graças à ele, foi consagrado vencedor do Nobel de Literatura em 1929. 

12. A Morte em Veneza/Tonio Kröger

Mais uma obra de Mann, esse livro reúne duas novelas do autor. A Morte em Veneza conta a história de um escritor que vai à Veneza descansar e se apaixona por um jovem polonês. Já Tonio Kröger está centrada na relação entre artista e sociedade.

Comentários

  1. Ainda não li nenhum desses

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monyque!
      Estou com altas expectativas, tomara que elas sejam atingidas!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Mi!!! Espero que tenha tido um ótimo Natal!
    "O conto da Aia" também estará na minha lista dos 12 para 2018, foi o único que coincidiu, mas adorei sua lista e não li nenhum dos outros, então já deixei anotadas algumas sugestões.
    AMO essas metas! Vamos que vamos para mais um ano com boas leituras e desafios. Vai ser uma delícia dividir tudo com você e acompanhar suas conquistas literárias.

    Beijinhos

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliza!
      Foi um ótimo Natal sim, consegui passar com minha família em Minas, então não poderia ter sido melhor! Espero que o seu tenha sido tão bom quanto o meu! :)
      Estou ansiosa pra ler O Conto da Aia, ainda mais depois de todo o hype. Tb amo essas metas e estou animada pra compartilharmos nossas novas aventuras literárias!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Michelly tudo bem? Achei sua lista ótima, eu quero mais do machado de Assis em 2018! E O conto de Aia parece ótimo tb! Espero que vc curta todas as leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Acho que O Conto da Aia será a primeira leitura do ano, então logo logo terá notícias dele por aqui!
      E Machado nunca é demais, né?! ;)
      Beijos!

      Excluir
  4. Tem vários livros que eu quero ler aí no meio, mas não sei se conseguiria listar tooooodos os que estão na minha meta. E olha que estou tentando, viu? Hahahaha mas quero deixar um espacinho pra ler o que der na telha de vez em quando também. Estou super ansiosa pra começar minhas leituras de 2018! <3


    Beijo e feliz ano novo!
    https://controversios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline!
      Listei aqui só os livros do desafio de 12 livros pro ano mesmo, mas tem muito mais na minha meta de 2018! A diferença é que coloquei esses como obrigatórios, o resto eu posso ir mudando conforme o que der na telha. kkkkkk
      Tb estou ansiosa! Vem 2018!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Michelly
    O Conto da Aia é uma estória incrível, mas sem querer te desanimar, achei a narrativa meio cansativa. Ahh, e vale a pena assistir a série também. Achei que livro e série se complementam muito bem.
    O Pintassilgo foi um livro que li por causa do hype, durante a leitura achei meio enrolada, mas quando terminei percebi o quanto a estória tinha me marcado.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre!
      Já vi tanto comentários positivos quanto negativos do livro da Atwood, e confesso que isso me deixa ainda mais curiosa. Assim que terminar a leitura vou correr pra assistir a série tb, com certeza!
      O Pintassilgo é outro que vejo opiniões bastante divididas, então quero ver o que vou achar. :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Ola,
    Da sua lista apenas O Conto da Aia está na minha lista de livros a ler esse ano, o bom e o hype envolta do livro por causa da série foi demais, e estou mega curioso para conhecer essa autora.
    Eu morro de vontade de ler algum livro do Thomas Mann, mas ainda não consegui tirar um tempo para as obras dele, que parecem ser livros para ler quando tiver mais tempo, para apreciar da forma certa.
    Que 2018 traga muitas leituras ótimas para nós.
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ozzy!
      Já estou terminando O Conto da Aia e até agora está excelente! Confesso que minha visão é um pouco diferente da maioria dos leitores que vi por aí, mas logo sai a resenha e eu falo direito o que achei.
      Mann parece ser um autor que exige mais do leitor mesmo, mas tem algumas obras dele que são mais curtas, talvez seja melhor vc começar por alguma delas. A Morte em Veneza, por exemplo, é bem curtinho, ainda mais se levarmos em consideração que são duas histórias e o livro é bem fino.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oie!
    Lista bem interessante e diversificada. Das leituras que você está planejando, li apenas Dom Casmurro e também pretendo ler O Capote esse ano. Acho que O Conto da Aia deve ser bem legal também pq a série é maravilhosa.
    Beijos
    http://www.numrelicario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika!
      Eu li Dom Casmurro há muito tempo atrás, ele e Memórias Póstumas, então quero ver se vou enxergar a história de forma diferente dessa vez. Já gostei da primeira, espero gostar ainda mais da releitura!
      Li O Capote e O Conto da Aia em janeiro e a gostei mt dos dois. Já tem resenha do Conto da Aia e de O Capote sai essa semana. :)
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário