6 livros para gostar de fantasia


Não é todo mundo que gosta de literatura fantástica, tem gente que até torce o nariz pra esse gênero por achar que é uma literatura de menor qualidade. Ideia essa equivocada, visto que muitos livros de fantasia trazem mensagens importantes, nos fazendo refletir sobre valores como amizade, coragem, determinação e honestidade, por exemplo. A literatura fantástica nos permite, ainda, escapar um pouco da realidade, nos fazendo submergir em mundos estranhos com criaturas peculiares, onde a magia não só existe como muitas vezes é a principal arma.

As Crônicas de Gelo e Fogo, O Senhor dos Anéis, Harry Potter e As Crônicas de Nárnia são exemplos de fantasias muito citadas que já são consideradas como clássicos por vários leitores. Sendo assim, selecionei algumas outras obras cheias de emoção e reviravoltas como sugestões de leitura para quem quer começar a se aventurar nesses mundos fantásticos. E se você já gosta do gênero, com certeza também vai amar esses livros.

1. O Império Final

Esse é o primeiro volume da saga Mistborn, escrita por Brandon Sanderson. A história acompanha a trajetória de personagens possuidores de tipos bem originais de magia, e cujo objetivo é tirar o Senhor Soberano do poder. No melhor estilo George Martin, Sanderson escreveu um livro com reviravoltas espetaculares onde ninguém é poupado. Seu texto é coerente, fluido e inteligente. Ele apresenta um enredo complexo de uma forma inacreditavelmente simples, e o mais importante, inserindo todas as explicações necessárias no decorrer das ações e falas dos personagens, sem quebrar o ritmo da narrativa em momento nenhum.

2. As Mentiras de Locke Lamora

O primeiro livro da série Nobres Vigaristas é ambientado numa cidade inspirada na Veneza do início da Idade Moderna, repleta de gangues especializadas em todo tipo de crime. A obra de Scott Lynch se divide entre dois tempos narrativos: o passado, onde conhecemos o começo da trajetória do personagem-título; e o presente, quando ele já é adulto e está prestes a aplicar o maior golpe de sua vida. Conspirações e conflitos são o mínimo que você pode esperar de uma narrativa onde o próprio herói é um pouco vilão.

3. A Queda dos Reinos

O livro que dá início à sua série homônima, traz uma história focada em quatro personagens: Cleo, filha mais nova do rei de Auranos; Jonas, um morador de Paelsia em busca de vingança; Lucia, uma princesa que ainda não tem noção do alcance de seus poderes; e Magnus, o príncipe herdeiro que enfrenta uma constante batalha entre o bem e o mal dentro de si. Os capítulos são divididos por reinos, o que nos permite acompanhar a trama a partir de vários pontos de vista. A narrativa de Morgan Rhodes é de fácil compreensão, além de ter todos os elementos característicos do gênero fantástico, como guerras, traições e amores proibidos.

4. A Maldição da Pedra

Primeiro volume da série Reckless, escrita por Cornelia Funke, narra a corrida contra o tempo de Jacob Reckless para salvar seu irmão de uma maldição que está prestes a transformá-lo numa criatura de pedra. Apesar de também ser ambientada no mundo real, a maior parte da história se passa no Mundo do Espelho,  um lugar mágico, onde contos de fadas são reais e sombrios. Uma coisa legal é que o texto traz lugares dos contos de fadas que são velhos conhecidos nossos, como a casa da bruxa de João e Maria e o castelo da Bela Adormecida. Esse é o livro ideal para quem não gosta de longas descrições e muitas explicações, já que a autora tem um estilo adulto e bastante objetivo.

5. O Nome do Vento

Escrito por Patrick Rothfuss, o primeiro volume da trilogia A Crônica do Matador do Rei, nos apresenta a fantástica história de Kvothe, contada por ele mesmo. Entretanto, ao ser convencido por um cronista a narrar suas aventuras, ele avisa que precisará de 3 dias para isso (cada dia de história compõe um livro). A trama se dá em dois níveis, passado e presente, é recheada de personagens e cenários incríveis, o enredo é instigante e muito bem escrito. O texto passeia por momentos que vão do mistério ao humor, nos despertando vários sentimentos contraditórios. Vale salientar que o terceiro livro ainda não foi lançado, mesmo assim recomendo porque tanto Kvothe quanto sua história são apaixonantes, inclusive esse é meu livro preferido da lista.

6. O Circo da Noite

Representando a categoria dos livros únicos, O Circo da Noite, de autoria de Erin Morgenstern, é uma leitura leve que apresenta a magia de uma forma diferente da habitual, ambientada num dos lugares mais lúdicos que existem: o circo. O enredo foca numa batalha mortal entre dois grandes mágicos, os quais acabam vivendo uma singela história de amor. Contudo, isso é só um detalhe, a trama não gira em torno do romance, sendo este apenas um pano de fundo. Unindo qualidade e entretenimento, essa é uma ótima história para aqueles momentos em que você só quer pegar um livro, distrair e relaxar.

Comentários

  1. Oi Milly,
    Sabe minha relação com fantasia, mas descobri que minha birra é com baixa fantasia, afinal amei O Nome do Vento e estou ensaiando começas As Crônicas de Gelo e Fogo, além de ser Narniano de coração. Curti sua lista e fiquei interessado em alguns, Mistborn é algo que estou querendo ler também, até porque sai a segunda era esse mês e eu nem comecei a primeira :/


    Grande abraço pra ti ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudi!
      O senhor faça o favor de parar de ensaiar e comece logo a ler essa que será a melhor leitura de sua vida! kkkkkkk
      Os livros do Sanderson, de uma forma geral, são muito bons. Essa nova série dele que está sendo publicada agora no Brasil, Os Executores, é mais fraquinha, mas dá pra divertir tb. Já Elantris e a saga Mistborn são realmente muito boas!
      Outros dessa lista que pode ser que você goste são As Mentiras de Locke Lamora e A Queda dos Reinos, mas leia sabendo que esse último é jovem adulto, tá. :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Michelly!
    Eu não leio tantas fantasias, é verdade, mas de vez em quando dou uma chance pra uma ou outra. Adorei ler HP por exemplo, antes tarde do que nunca, rs
    Alguns dos livros q vc citou eu já vi por aí, mas nenhum está na minha lista, vou procurar mais sobre eles ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      HP é o amorzinho da minha vida literária! hehe
      O Rudi, do comentário aqui acima, tb não é super fã de fantasia mas amou O Nome do Vento (como ele mesmo disse no comentário). Então acho que o negócio é mais se identificar ou não com a história e com a escrita do autor, ou seja, vale a pena dar uma chance pra gêneros que talvez vc não tenha se identificado ainda. :)
      Se vc resolver ler algum desses da lista, depois me conta o que achou, tá?!
      Beijos!

      Excluir
  3. Amo esse gênero literário, mas não conhecia nenhum desses livros.
    Já Harry Potter, Percy Jackson, Senhor dos Anéis, Eragon... amo!

    Beijos
    https://lovelyplacee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Já que vc gosta de fantasia, vai adorar esses que indiquei! ;)
      HP e Senhor dos Anéis são dois dos amores da minha vida! hehe...
      Tb já li Percy mas ainda não li nenhum de Eragon... Preciso resolver isso.
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário