100 Filmes da Literatura para o Cinema


Como toda amante da literatura, vivo em busca de livros que falam sobre livros. E como sou a louca dos projetos literários, sempre uso essas obras para fazer um projetinho aqui, outro ali. Se vocês acompanham o blog, sabem disso.

Portanto, como não poderia deixar de ser, fiz um projeto baseado no livro 100 Filmes da Literatura para o Cinema. Mas esse é um pouquinho diferente, pois não consiste apenas em ler os livros que selecionei entre os que são mencionados, mas também quero assistir aos filmes originados a partir desses livros.

Apesar de a minha grande paixão ser a literatura, também gosto muito de cinema. Sempre gostei. E sei que muita gente do nosso mundinho literário também não perde a oportunidade de assistir, e até comentar, um bom filme. Sendo assim, vim apresentar e sugerir esse projeto à vocês.

A influência da literatura nas produções cinematográficas é notável. No Oscar, maior premiação do cinema, existe até uma categoria para condecorar os filmes que são inspirados em livros, o Melhor Roteiro Adaptado. É certo que esse prêmio também contempla adaptações à partir de séries ou até mesmo outros filmes, mas há uma predominância dos indicados serem adaptados de obras literárias, sendo elas romances, teatro, contos, novelas e até quadrinhos.

No projeto que idealizei tendo como base o 100 Filmes da Literatura para o Cinema, como todos os outros, selecionei os livros/filmes que tenho algum interesse em ler e assistir, resultando em uma lista com o total de 52 títulos.

Fui econômica? Fui. Mas separei apenas as obras as quais tenho interesse tanto no livro quanto no filme. Acho desperdício de tempo, além de um esforço desnecessário, me obrigar a fazer coisas que eu não esteja realmente motivada a fazer, como ler livros que não tenho o mínimo interesse, por exemplo. Claro que isso não se aplica a tudo na vida. Às vezes precisamos assumir compromissos e arcar com responsabilidades que não gostaríamos, mas como a leitura, pra mim, se trata de um prazer, não vejo porque colocar regras nisso.

Enfim, como são apenas 52, vou deixar a lista aqui e de acordo com que leio os livros e assisto aos filmes deixo um check pra cada atividade. Um check significa lido, dois checks, lido e assistido.

1. Satíricon, Petrônio
2. Perceval ou O Romance do Graal, Chrétien de Troyes
3. A Princesa de Clèves, Madame de Lafayette
4. As Relações Perigosas, Choderlos de Laclos
5. Fausto, J. W. Goethe
6. O Vermelho e o Negro, Stendhal
7. Oliver Twist, Charles Dickens
8. A Cartuxa de Parma, Stendhal
9. O Coronel Chabert, Honoré de Balzac
10. Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
11. Carmen, Prosper Mérimée
12. Jane Eyre, Charlotte Brontë ✔✔
13. David Copperfield, Charles Dickens
14. Moby Dick, Herman Melville
15. A Rainha Margot, Alexandre Dumas
16. Madame Bovary, Gustave Flaubert
17. Os Miseráveis, Victor Hugo
18. O Idiota, Fiódor Dostoiévski
19. Retrato de uma Senhora, Henry James
20. A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson
21. Germinal, Émile Zola
22. O Médico e o Monstro, Robert Louis Stevenson
23. A Besta Humana, Émile Zola
24. O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
25. O Coração das Trevas, Joseph Conrad
26. Lorde Jim, Joseph Conrad
27. O Homem Invisível, H. G.Wells
28. A Morte em Veneza, Thomas Mann
29. Em Busca do Tempo Perdido, Marcel Poust
30. Os Mortos, James Joyce
31. A Época da Inocência, Edith Wharton
32. O Processo, Franz Kafka
33. Sob o Sol de Satã, George Bernanos
34. Assassinato no Expresso do Oriente, Agatha Christie
35. E o Vento Levou, Margaret Mitchell
36. As Vinhas da Ira, John Steinbeck
37. O Estrangeiro, Albert Camus
38. O Diário de Anne Frank, Anne Frank
39. Fahrenheit 451, Ray Bradbury
40. O Senhor dos Anéis, J. R. R.Tolkien
41. Lolita, Vladimir Nabokov
42. O Talentoso Ripley, Patricia Highsmith
43. Doutor Jivago, Boris Pasternak
44. O Leopardo, Giuseppe Tomasi di Lampedusa
45. O Tambor, Günter Grass
46. Zazie no Metrô, Raymond Queneau
47. O Sol é para Todos, Harper Lee
48. 2001: Uma Odisseia no Espaço, Arthur C. Clarke
49. A Escolha de Sofia, William Styron
50. O Nome da Rosa, Umberto Eco
51. Crônica de Uma Morte Anunciada, Gabriel Garcia Márquez
52. O Adversário, Emmanuel Carrère

Vale ressaltar que entre as 100 obras citadas, algumas apenas não estão aqui porque não encontrei os livros em português. É o caso de Les Fantômes du Chapelier e Les Fiançailles de M. Hire, ambos de Georges Simenon; Babet's Feast (A Festa de Babette), de Karen Blixen; Strangers on a Train, de Patricia Highsmith; Jules et Jim, de Henri-Pierre Roché; Michel Strogoff, de Jules Verne; Quo Vadis?, de Henryk Sienkiewicz; La Religieuse, de Denis Diderot; e, por fim, Thérèse Desqueyroux, de François Mauriac.

Deixei os nomes aqui para que, caso vocês saibam de alguma edição brasileira desses livros, por favor, me contem nos comentários.

E é isso pessoal, espero que tenham gostado e sintam-se todos convidados a embarcar nessa comigo!

Comentários

  1. Adoro esse tipo de livro! Pena que não tenho nenhum, acabo gastando meu dinheiro com as obras em si e nunca sobre nada para comprar esses de listas. Falando nisso, dessa lista que você disponibilizou, eu só assisti Os Três Mosqueteiros (ainda não li o livro), Os Miseráveis (ainda não li também, mas pretendo), O Retrato de Dorian Gray (li o livro também, é o meu favorito da vida), O Médico e o Monstro (li o livro também), O Senhor dos Anéis (não li o livro) e O Nome da Rosa (ainda não li o livro também, mas tenho aqui em casa e quero ler). Todos os outros eu nunca nem assisti nem li os livros, mas tenho muito interesse, os mesmos parecem ser de muita qualidade :)

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!
      Tenho outros livros sobre livros que fui eu que comprei, mas esse, em particular, a editora me deu. Já faz um tempo isso, foi na primeira fase do MUP, quando eu era parceira deles. Mas só agora resolvi fazer esse projeto.
      Fiquei doida pra assistir Os Miseráveis, mas me segurei pq gosto de ler o livro primeiro. Apesar disso, vi OSenhor dos Anéis antes de ler a trilogia, e adorei as duas experiências!
      O bom dessas listas é que sempre têm ótimas indicações, né?! :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Amei a sua lista, tem muitos livros que tenho interesse também e alguns inclusive que já li e recomendo muito =D
    Quero ler Fausto, Oliver Twist, Sob o sol de satã (o filme eu adorei, mas ainda não li o livro), Lolita (sempre tive curiosidade para ler e assistir haha), O sol é para todos e 2001: Uma odisseia no espaço (vi o filme, mas quero ler o livro também) =D

    E já li e recomendo tanto o livro quanto o filme de Os três mosqueteiros, Os miseráveis, O médico e o monstro (o filme que vi era bem antigão, mas muito bom), O retrato de Dorian Gray, Assassinato no expresso do oriente, O senhor dos anéis e O nome da rosa.

    Dos livros que você citou, mas que não encontrou as versões em português eu também não encontrei nenhum... Somente o do Júlio Verne que na versão BR ficou Miguel Strogoff, o Correio do Czar, mas deve ser uma edição extremamente antiga, pois está indisponível em todos os sites que procurei =/
    Mas enfim, adorei o post e com certeza vou utilizá-lo haha

    Beijão
    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora!
      Dos que vc citou que quer ler, já li Lolita e super indico! É ma-ra-vi-lho-so!
      Já li O Médico e o Monstro mas ainda não assisti ao filme. O que eles indicam no livro é um bem antigo mesmo, deve ser esse que vc viu. Vou ver se acho.
      O Senhor dos Anéis é um dos grandes amores da minha vida, tanto livro quanto filme. Sou daquelas apaixonadas mesmo!
      Já O Nome da Rosa não me pegou. :/ Mas só li o livro, então tenho esperança de que o filme será melhor.
      Obrigada pela dica do livro do Verne!!! Vou tentar achar em algum sebo, quem sabe, né?!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Milly,
    Adorei o projeto e gostei muito da sua lista de selecionados. Quero ler O Vermelho e o Negro a anos e de 2018 não passa. A Festa de Babete tem uma edição de bolso da Cosac, sendo vendida por um rim na Amazon. mas encontrei também uma coletânea, em capa dura, que possui também outros contos, com frete grátis, no mercado livre, custando R$25,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudi!
      Eu vi essa edição da Cosac, mas além de eu achar caro tb não gosto muito de edição de bolso. Vou pesquisar essa outra edição no mercado livre. Obrigada! :)

      Excluir
  4. O idiota e O sol é para todos é um dos que estou desejando conferir.
    Sem dúvidas, a lista é enoooooorme rs.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      São alguns dos que mais quero tb! \o/
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá :D
    Bem legal sua lista e seu projeto de leitura. Espero que você consiga ler (e assistir *-*) todos!
    Achei bem interessante esse livro. E é fato que cada vez mais as páginas estão ganhando espaço nas telonas. No Oscar mesmo, percebi que muitos dos indicados, inclusive ao de melhor filme, são adaptações, e isso é bem bacana, sabe?! Perceber que a Literatura está sempre presente *-*
    Da sua lista, tenho vontade de ler "As Relações Perigosas", "Madame Bovary", "O Homem Invisível", "O Diário de Anne Frank", "Fahrenheit 451", "Lolita" e "O sol é para todos", especialmente aqueles que já assisti às respectivas adaptações *-*

    Beijinhos e bom restinho de semana.
    Isabelle - Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle!
      Também acho muito legal o fato dos livros servirem de inspiração em outras artes, como no cinema. Fico feliz qd vejo alguma obra sendo adaptada, mesmo ficando um pouco receosa, às vezes, sobre como os produtores vão fazer essa adaptação.
      O melhor desse livro é que ele indica obras super relevantes da literatura e os filmes normalmente são clássicos dirigidos só por feras. Estou animada!
      Beijos!

      Excluir
  6. Aloha,
    Nem me fale de projetos literarios, esse ano eu resolvi começar tres projetos, dos quais estou em dia com nenhum xD
    Achei super bacana esse livro, nao conhecia, vou procurar dar uma olhada nele na minha proxima visita a livraria.
    Eu tenho um problema muito grande com livros que nao foram traduzidos, as vezes vejos varios livros em blogs/vlogs gringos que me dao vontade de ler e ai nao encontro por aqui :/
    Boa sorte no seu projeto!!
    xoxo

    P.S.: Nao sabia que 'Fausto' tinha ganhado filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ozzy!
      Eu não posso ver um projeto, uma maratona, um desafio literário que tô entrando! hehe... Esses que são a longo prazo são mais tranquilos pq eu não tenho a mínima pressa de acabar. Vou lendo o que quero e o que coincidir com os projetos, vou riscando.
      Esse livro é muito legal, procura por ele sim!
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário