8 autores que você precisa conhecer


Uma das últimas listas que fiz aqui no MUP foi mostrando 5 autores que eu preciso conhecer. Hoje quero indicar à vocês 8 autores que, na minha opinião, todo leitor deveria conhecer. Obviamente, é só um conselho. Mas acho que vocês não vão se arrepender de me escutar.

1. Stephen King

Esse americano de 70 anos já escreveu mais de 60 obras entre romances, antologias e não ficção. Ou seja, tem livro pra todos os gostos. Claro, sempre conservando seu peculiar tom macabro, mais intenso em umas histórias, menos intenso em outras. King sofre um certo tipo de preconceito por ser considerado um autor popular, como se a popularidade de suas histórias fosse algo desabonador. Não é, ele é ótimo e merece ser lido, sim.

2. Philippa Gregory

Philippa é uma autora contemporânea conhecida por escrever sobre a trajetória de duas das mais importantes dinastias da história da Inglaterra, os Plantegeneta e os Tudor. Em suas obras, a autora narra acontecimentos históricos utilizando trechos ficcionais para preencher as lacunas. Com uma escrita leve e de muita qualidade, seus livros são ideais para os leitores que querem unir aprendizado e entretenimento. Recomendo demais.

3. Fiódor Dostoiévski

Nosso Dostô é considerado por muitos como um autor para poucos, mas tem um certo exagero nesse papo de as histórias do russo serem extremamente difíceis, viu?! Não podemos negar que os enredos de Dostoiévski são mais complexos e instigam reflexões profundas mas não é nada que impeça alguém de entendê-las, sobretudo com as ótimas traduções que estão sendo feitas diretamente do idioma original. Garanto que vale o empenho.

4. George Orwell

Pelo que já vi por aí, Orwell é o tipo de autor que agrada a grande maioria das pessoas. Sua obra abarca romances, relatos não ficcionais, ensaios e, inclusive, poemas. Mais conhecido pelos livros 1984 e A Revolução dos Bichos, o escritor deixa transparecer seu intenso engajamento político em seus textos, o que normalmente ocorre em forma de crítica disfarçada com alegorias. Em resumo, esse é um daqueles gênios que os leitores não podem deixar passar despercebidos.

5. Margaret Atwood

Apesar de ser uma autora celebrada pela crítica há bastante tempo, Atwood ficou mais conhecida do público depois que seu livro O Conto da Aia ganhou uma adaptação para uma série na plataforma de streaming Hulu. Suas narrativas densas e com forte carga dramática focam em mulheres submetidas a vários tipos de maus-tratos e humilhações. Mas como todo bom escritor, Margaret faz isso através de um texto que permite a fluidez da leitura e que tenho certeza que você vai gostar de conhecer.

6. Mario Vargas Llosa 

O peruano foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2010, o que já é motivo suficiente para despertar a curiosidade dos leitores. Além disso, suas obras chamam atenção por conter uma refinada crítica política e social, sobretudo no que diz respeito à defesa das liberdades individuais. Mas não pense que a narrativa de Llosa é técnica ou pedante, ao contrário, seus textos são sempre cativantes e bem elaborados. Leitura de qualidade que vocês não podem perder.

7. Jane Austen

Acho que posso dizer que todo leitor pelo menos já ouviu falar de Jane Austen. Atualmente tem até novela sendo inspirada em suas obras, as quais foram publicadas no início do século XIX e retratam a sociedade daquela época através da visão de personagens femininas, sobretudo no que concerne às relações familiares. Símbolo da literatura inglesa, Austen é celebrada no mundo inteiro como uma das autoras mais relevantes da história. Ou seja, você precisa conhecer.

8. George R. R. Martin

Sei que tenho falado bastante dele ultimamente mas Martin merece, sobretudo pelo fato de ser considerado o autor vivo mais importante da literatura fantástica da atualidade. Mesmo contendo várias descrições, seus textos são ágeis, interessantes e capazes de nos fazer perder o fôlego. Ele também escreve ficção científica com a mesma qualidade, aliás, foi nesse nicho que iniciou sua carreira. Então pode escolher entre suas várias obras e começar a ler.

Comentários

  1. Desses só conheço o Stephen e mesmo assim só li o livro Sobre a Escrita

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monyque!
      Quero muito ler esse livro tb!
      Beijos!

      Excluir
  2. Dessa lista só li livros do George Orwell, mas tenho imensa curiosidade para ler as obras dos demais autores citados, principalmente Margaret Atwood, Fiódor Dostoiévski e Stephen King.
    Esse ano ando meio lerda para leituras, mas se tudo der certo, pretendo ler pelo menos um livro de cada um dos três =D

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!
      Eu tb tô mais devagar que de costume, mas vamos que vamos!
      Quero muito saber sua opinião sobre eles!
      Beijos!

      Excluir
  3. Gostei bastante dos autores e queria lê-los.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emerson!
      São estilos bem variados então com certeza terá algum que vc vai gostar!
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Michelly, não conhecia P.Gregory e não sabia que Llosa tinha ganhado o Nobel :O

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!
      Philippa é maravilhosa! Quero ler tudo dela!
      Eu fiquei conhecendo o Llosa justamente por causa do Nobel, e depois que li achei super merecido. :)
      Beijos!

      Excluir
    2. Vou conferir os dois autores. Obrigada pela indicação!

      Excluir
  5. Oi, já vi falarem de alguns desses autores só que ainda não li dana deles, tenho muita vontade de ler os livros da Jane Austen, pois parecem ser bons.


    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      Recentemente comprei uma edição da Jane que vem três romances dela e já estou ansiosa pra começar!
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá!!
    Conheci um dos livros da Margaret esse ano (O Conto da Aia) e realmente, é uma escrita bem densa! Mas acabei gostando. Ainda não conheço outros livros dela, você pode me indicar alguns?

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica!
      Eu tb só li O Conto da Aia mas já pesquisei bastante sobre os livros dela e quero ler em breve Vulgo Grace, que inclusive tem série na Netflix. Dá uma olhadinha na sinopse dele, mas se não te interessar vou deixar o site da Rocco aqui embaixo, lá tem os livros da Margaret publicados no Brasil.

      Margaret Atwood | Rocco

      Beijos!

      Excluir
  7. Desses eu só li mesmo Jane Austen, e apenas Orgulho e Preconceito. Agora tem outros aí que eu super quero ler, em especial O Conto da Aia, que já ouvi TANTAS pessoas falando bem e me deixa sempre muito curiosa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Aléxia!
      O Conto da Aia é realmente maravilhoso! E não só o livro, como a série tb! Recomendo os dois, viu?!
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Michelly

    Me dá até uma dor no coração em dizer que ainda não li nenhuma das obras desses autores, mas alguns deles já estão na minha listinha para conhecer futuramente, principalmente o Stephen King, Jane Austen, George R. R. Martin... e agora também entrando para a listinha, George Orwell.

    De qualquer forma, obrigado pelas indicações de autores. E se me permite... caso não conheça, gostaria de te indicar para conhecer o Robert Jordan (série A Roda do Tempo).

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nahh!
      Olha que coincidência: comecei O Olho do Mundo essa semana! Estou bem no início, lá pela página cento e pouquinho. Levando em consideração o tamanho desse livro, é bem no comecinho, né?! kkkkkkk... Mas estou gostando muito!
      Dá uma chance pra esses autores que vc tem interesse, sim. Eles merecem! :)
      Obrigada pela dica!
      Beijos!

      Excluir
  9. Que milagre, conheço todos! xD

    Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi!
      Que legal! Espero que vc tenha gostado das minhas indicações!
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário