De volta à Hogwarts | Lendo Harry Potter

Box com os 7 livros de Harry Potter, edição do castelo de Hogwarts

Hoje venho apresentar um projeto que, particularmente, tem me deixado muito empolgada: a (re)leitura dos 7 volumes da saga Harry Potter, magistralmente escrita por J. K. Rowling.

Minha história com Harry Potter começou na biblioteca de um dos colégios em que estudei, na época em que o primeiro livro foi lançado no Brasil, o que aconteceu em 2000. Eu já era uma leitora assídua nessa época, visto que minha história com os livros começou bem cedo, felizmente. Inclusive, falei um pouco sobre isso aqui.

Foi, então, numa das minhas visitas que a bibliotecária me disse que havia chegado um livro, sobre um bruxo mais ou menos da minha idade, que estava causando um burburinho mundo afora depois que a Warner Bros comprou o direito de adaptá-lo. Assim, fui uma das primeiras alunas daquele colégio a ler Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Quem já leu a saga, deve imaginar a ansiedade que fiquei para continuar aquela história incrível que eu havia acabado de descobrir e devorar mais rápido que qualquer outro livro, até então. Felizmente, o segundo volume não demorou a chegar no Brasil, com apenas alguns meses de diferença do primeiro. Mas tinha um problema: a biblioteca do colégio não havia adquirido.

Assim, comecei minha caçada por Câmara Secreta, mas a sorte estava, mais uma vez, a meu favor, e eu descobri que um primo havia ganhado os dois primeiros títulos da saga e estava acabando de ler o segundo. Peguei emprestado e li tão rapidamente quanto Pedra Filosofal. Ele também ganhou o terceiro e eu também peguei emprestado, inclusive, li antes dele porque sou dessas.

O quarto livro foi um presente de um amigo, e além de ter sido a primeira e única edição de Harry Potter que tive durante muito tempo, também é meu preferido. Por fim, consegui os três últimos emprestados na medida em que foram sendo lançados no Brasil e finalizei a saga completa e irremediavelmente apaixonada pela história.

Acredito que quando nos lembramos com tantos detalhes sobre algo, é porque esse algo nos marcou profundamente. Com Harry Potter foi justamente isso o que aconteceu. Eu já era leitora, sim, mas essa saga intensificou minha paixão pelos livros. Depois de Harry passei a escrever sobre literatura, mas só para mim. O blog veio muitos anos depois, por causa de uma outra paixão: As Crônicas de Gelo e Fogo.

Mas, enfim, depois desse momento "recordar é viver", vamos ao projeto?

Já reli a saga de Harry uma vez e acho que chegou o momento de voltar à Hogwarts. E por que não convidá-los para embarcar no Expresso de Hogwarts junto comigo?!

Preparei um cronograma bem tranquilo, o qual deixa espaço de sobra para que alternemos Harry Potter com outras leituras durante os sete meses de projeto. Sim, serão sete meses mergulhados nesse mundo mágico que encanta leitores do mundo inteiro, um mês para cada livro. Em homenagem à Rowling e ao próprio Harry, que fazem aniversário dia 31 de julho, esse será o mês de início.

Portanto temos um mês para nos prepararmos, tempo suficiente para adquirirmos os livros e nos organizarmos.

Dia 1º de julho começa o projeto, mas os participantes têm o mês inteiro para decidir quando começar a leitura, desde que termine até o último dia pois conversaremos sobre o livro lido logo no primeiro dia do mês subsequente . As atualizações acontecerão no Instagram do MUP, portanto não deixem de nos seguir lá também. O link é esse aqui. No final do projeto falaremos sobre todos os livros em um post especial aqui do blog.

E para deixar o desafio mais completo, a cada leitura assistiremos também aos respectivos filmes. Lembrando que no último mês, janeiro de 2019, serão dois filmes, Relíquias da Morte partes 1 e 2.

Dito isso, o cronograma fica assim:
  • De 1º a 31 de julho: Pedra Filosofal
  • De 1º a 31 de agosto: Câmara Secreta
  • De 1º a 30 de setembro: Prisioneiro de Azkaban
  • De 1º a 31 de outubro: Cálice de Fogo
  • De 1º a 30 de novembro: Ordem da Fênix
  • De 1º a 31 de dezembro: Enigma do Príncipe
  • De 1º a 31 de janeiro/2019: Relíquias da Morte
Seja uma releitura, como eu, seja para adentrar nesse universo pela primeira vez, vamos juntos nessa jornada porque juntos é sempre melhor!

Próxima parada, Hogwarts!

Comentários

  1. Adorei o projeto. Nossa, não sabia que HP tinha te marcado tanto.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emerson!
      Pois é, marcou demais! :)
      Ótima semana pra vc tb!
      Beijos!

      Excluir
  2. Amei o projeto, mas confesso que não conseguiria cumprir o cronograma, pois quando começo a reler Harry Potter já quero ler tudo de uma vez e um atrás do outro haha
    Amei conhecer a sua história com a saga <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora!
      Isso vai ser um desafio pra mim também, mas vou me controlar! :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Bem legal o projeto! Li Harry Potter apenas uma vez a uns 4 anos atrás, mas já amava os filmes. ótima escolha para reler :)

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Eu sempre assisto aos filmes, sei partes de cor já. Mas só li a saga toda duas vezes, estou ansiosa pra começar a terceira!
      Beijos!

      Excluir
  4. Não posso nem ver postagens desse tipo que já quero reler essa saga hahahaha. Se não fosse pelos milhares de livros que tenho listado, com certeza eu teria o maior prazer em fazer isso =D
    Boa sorte com sua releitura!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!
      Nem fala nos milhares de livros, aqui também tá nessa situação! hehe... Por isso que optei por fazer um projeto mais longo, lendo um por mês. Assim eu consigo continuar andando com minha lista de leituras. :)
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Michelly,
    Eu comecei a reler HP esse ano, mas quando peguei meus livros antigos, minha rinite atacou de tão velhos que são, rs.
    Coloquei-os para limpar, mas já sujaram de novo HAHAHAHA
    Sou apaixonada por esse box e vou torcer para você conseguir cumprir o prazo!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Sei bem o que é isso, viu?! kkkkk... Sou toda alérgica, por isso acabo limpando meus livros pelo menos uma vez por mês. De acordo com que a coleção vai aumentando, vai ficando mais complicado, mas como eu preciso tirá-los do lugar toda hora por causa das fotos pro blog e pro ig, não tenho muita escolha. É praticamente limpar ou morrer! kkkkkk
      Beijos!

      Excluir
  6. Pelas barbas de Dumbledore, como é que tu me faz uma proposta de releitura assim?! Já quero reler - apesar de ter terminado de reler a saga recentemente ^^'
    Brincadeiras a parte, adorei o projeto e também amei conhecer sua história com o "menino que sobreviveu". Imagino sua ansiedade para ler os livros conforme iam sendo lançados :O Eu que comecei a ler quando já haviam lançado o sexto livro aqui (que a propósito, foi o primeiro que eu li ^^') já fiquei agoniada pra ler o sétimo livro...

    Enfim, desejo muito sucesso com o projeto <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle!
      Foi muito bom viver Harry Potter na época que ele estava bombando loucamente! Não que ele não bombe ainda, mas quando era época de lançamento, meu Deus, era uma doideira! kkkkkkk
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Michelly,
    Amei esse projeto! Estava querendo muito ler os livros de Harry Potter.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Vamos ler juntos então!
      Fala comigo lá no instagram :)
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário